2 de mar. de 2010

MEC pode incluir Universidades Estaduais no processo de reconhecimento dos diplomas da Vizivali

O deputado Péricles de Mello (PT) recebeu a informação de que o Ministério da Educação (MEC) estuda incluir a participação das Universidades Estaduais do Paraná junto ao curso de Pedagogia a Distância criado pelo Instituo Federal (IFPR), para convalidar a carga horária dos mais de 35 mil alunos que concluíram o Programa de Capacitação para Docentes da Vizivali, mas ainda não tiveram seus diplomas devidamente reconhecidos.

Lideranças paranaenses estiveram reunidas em Brasília, na quarta-feira, dia 24, para tratar do assunto diretamente com o ministro da Educação, Fernando Haddad. O deputado federal Angelo Vanhoni (PT) acompanhou a reunião ao lado do reitor do IFPR, Alípio Leal, e da secretária de Educação do Paraná, Yvelise Arco-Verde, entre outros participantes. Péricles esclarece que não pode estar presente em Brasília, por estar em sessão plenária na Assembleia, mas está acompanhando os detalhes de perto para sempre informar aos alunos das medidas tomadas sobre o caso.

Na próxima semana, o governo do Estado e a Secretaria de Educação a Distância do MEC devem se reunir com as universidades estaduais para definir a forma de participação das instituições no processo.

Com essa nova frente de trabalho anunciada pelo MEC, o cronograma de início das aulas, previsto para o final de março, deve sofrer alterações, mas, o deputado acredita que tudo será executado para que as aulas comecem o mais breve possível. Ele avisa ainda que as inscrições feitas pelos alunos, em janeiro, para o curso do IFPR, continuam válidas e que os diplomas serão certificados pelo Instituto Federal.

A criação do curso de Pedagogia a Distância foi a solução encontrada para solucionar de imediato o problema no Paraná. De acordo com Péricles, a iniciativa do MEC em incluir as universidades estaduais no processo vai garanti mais qualidade ao curso e fortalece a luta que o deputado assumiu na Assembleia há mais de dois anos, em defesa dos direitos dos professores ao título de graduação.

“Com a visibilidade que o caso tomou em todo Paraná por meio da imprensa e do nosso trabalho junto ao MEC e órgãos responsáveis pelo caso, foi possível chegar a uma solução definitiva para que os professores não fossem prejudicados nas suas carreiras”, afirma o deputado. (25/02/2010)

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